sexta-feira, 12 de junho de 2009

Rugby


O Rugby é um desporto colectivo originário da Inglaterra, sendo inicialmente concebido como uma variação do futebol, sendo hoje o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.

Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. O Rugby só foi reconhecido como desporto pela Football Association em 1863. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol actual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

Equipamento
No rugby são usadas protecções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.
•Chuteiras - Utilizam-se chuteiras exclusivas do desporto.
•Shoulder pad - Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa.
•Boqueira - Protecção para os dentes. Sendo mais comum apenas a protecção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.
•Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas.

O Rugby em Portugal:
Em 2007 foi possível assistir à estreia da Selecção Portuguesa de Râguebi (os Lobos) no Campeonato do Mundo de Râguebi, sendo de louvar o facto de esta selecção ser composta, a esta data, somente por jogadores amadores. Os Lobos acabaram por perder todos os jogos, tendo sofrido 3 derrotas pesadas nos 3 primeiros jogos, mas ficaram muito perto de vencer a Roménia no último jogo, e conseguiram marcar sempre um ensaio em cada desafio. Os Portugueses também deixaram uma excelente imagem pelo seu incrível patriotismo e pela sua enorme dedicação ao jogo.


Principais Clubes de Rugby em Portugal:
CDUL
Agronomia
Direito
Técnico
CDUP
Belenenses

Para ver todos os clubes portugueses clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.