sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CONHECES A LENDA DE SÃO MARTINHO?




De certeza que já fizeste um magusto na escola, mas o verdadeiro Dia de S. Martinho é só no próximo domingo, dia 11 de Novembro.

E que tal se te contarmos uma história, para poderes contar à tua família enquanto festejam juntos ao sabor das tradicionais castanhas, cozidas ou assadas? Vamos contar-te a lenda de S. Martinho.

Era uma vez o tempo dos romanos.
Um tempo onde não havia carros, nem aviões nem ar condicionado.

Nesse tempo vivia Martinho. Um valente soldado romano, que regressava a casa depois de muitas batalhas. Montado a cavalo ele tinha um longo percurso pela frente, de Itália até França. Para lá chegar ele tinha de atravessar uma serra muito alta, os Alpes. Ele começou a subi-la e quanto mais subia, mais frio, vento e chuva faziam. Felizmente, Martinho estava bem agasalhado com a sua capa de soldado.

De súbito, no meio do seu trajeto encontra um homem muito pobre, cheio de frio nas suas poucas roupas muito velhas e sujas, que lhe pediu uma esmola. Sem mantimentos, bolsos ou riquezas para guardar neles, Martinho não tinha nada para lhe oferecer. A não ser... zás! Num impulso de bondade, pegou na sua espada, rasgou a sua capa ao meio e deu metade ao pobre homem.

Nessa instante, a chuva parou, as nuvens abriram-se e o Sol brilhou aquecendo-os a ambos como num dia de Verão. E daí nasceu a lenda e o chamado verão de S. Martinho. Por esta altura, todos os anos o tempo fica melhor e mais quente, mesmo sendo outono.

1 comentário:

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.