quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sempre em forma: Voleibol


Surpreende o teu professor de educação física e aprende tudo sobre o voleibol.

Ao contrário do que acontece em desportos como o futebol e o basquetebol, o voleibol é jogado através de pontos e não de tempo. Cada partida é dividida por sets até aos 25 pontos, sendo que o resultado tem de ter a diferença de dois pontos, no mínimo, entre as duas equipas. Tal como acontece no ténis, enquanto não é atingida essa diferença, o jogo perdura. Para ser alcançada a vitória, cada partida tem de ter no mínimo 3 sets e no máximo 5 sets.

Por quantos jogadores é composta uma equipa de voleibol?

 No voleibol as equipas são constituídas por 12 jogadores, sendo que 6 estão em campo e 6 estão no banco, para eventuais substituições. Só podem ser efetuadas 6 substituições por set, e cada jogador só pode ser substituído uma vez. Os jogadores são distribuídos pelo campo consoante a posição em que melhor se enquadram: 3 próximos da rede (ataque) e 3 próximos do fundo do campo (defesa).

Quais os movimentos que devo aprender para jogar voleibol?

 Todas as partidas de voleibol começam a partir do serviço, feito ao fundo do campo. Existem dois tipos de serviço: o serviço por baixo e o serviço por cima. Após o serviço, o jogo tem início e a partir desse momento podem ser efetuadas manchetes, passes e bloqueios. As manchetes são consideradas uma técnica de receção com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos com as pernas fletidas. É um dos fundamentos da defesa e é efetuado quando a bola tem uma altura baixa; O toque é o chamado passe, quando a bola é manipulada com a ponta dos dedos acima da cabeça; E o bloqueio tem como objetivo impedir o ataque dos adversários. É feito através de um salto e com os braços estendidos acima do nível da rede, de modo a impedir que a bola lançada pelo adversário, entre no nosso campo. Existem diferentes tipos de bloqueio: o simples (apenas um jogador), o duplo (dois jogadores) ou o triplo (feito por 3 jogadores). Agora que já sabes toda a teoria, que tal incentivares os teus amigos a jogarem contigo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.