terça-feira, 25 de setembro de 2012

Olha para cima: Vamos a Marte?


Chegou a altura de sabermos um pouco mais sobre um planeta que tem algumas coisas em comum com a Terra. A começar, a duração de um dia em Marte é muito parecida com a de um dia no nosso planeta e lá, tal como cá, existem diversas estações durante o ano.
No entanto Marte, que quando se é visto a partir da Terra tem uma cor que fica entre o laranja e o vermelho, está mais longe do Sol do que nós estamos e, como tal, um ano neste planeta tem cerca de 687 dias.
A cor de Marte tem a ver com o facto do ferro ser um elemento muito abundante na sua superfície, onde as temperaturas nunca passam dos zero graus, seja em que altura do ano for e podem até descer para lá dos 100ºC negativos. Tal como na Terra, ambos os polos de Marte estão cobertos de gelo, a diferença é que só o Polo Norte de Marte é que é composto por gelo de água, ao passo que o Polo Sul tem gele de origem carbónica.
 
Ao contrário do que podes já ter visto em filmes, não existem provas de que existem marcianos, embora as sondas que são enviadas da Terra continuem a estudar a possibilidade de existência de formas de vida.
Quem sabe um dia não vão existir humanos a viver em Marte. A vista com certeza que seria diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.