terça-feira, 18 de setembro de 2012

Nós e a bicharada: O Tucano

Há pássaros que se distinguem dos outros pelas suas penas, pelo seu bico ou pelos sons que fazem. O tucano é tudo isso e muito mais.
 
Muito comum na América do Sul, pode ter as mais diferentes cores, mas o seu bico comprido é muito fácil de identificar. Desde muito jovens que as mães ensinam as crias de tucano na arte de utilizarem o seu bico para se alimentarem, seja capturando diversos frutos, insectos, ovos e afins no alto das árvores, onde passam boa parte do seu tempo. Um dos truques mais complicados que os tucanos aprendem é lançar a comida ao ar com o bico e voltarem a apanhá-lo com ele, para o engolirem. Um dos divertimentos dentro de um grupo de tucanos é atirarem comida de uns para os outros, como se fosse um jogo.
 
É também graças ao formato especial do seu bico que consegue produzir sons desagradáveis para assustar possíveis predadores. Normalmente, dorme enrolado, com o bico junto ao corpo ligeiramente coberto pela sua cauda.
 
É uma ave que se adapta bastante bem ao convívio com as pessoal, embora a sua esperança média de vida seja menor quando vive em cativeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.