terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ÁRVORE DE NATAL RECICLADA


Agora que a chuva já não dá tréguas esta é uma óptima sugestão da época para uma tarde caseira, em família e na companhia dos trabalhos manuais. Além de dar um novo uso aos jornais antigos que andam lá por casa, os miúdos vão adorar ver exposta esta árvore de Natal tão original, feita por eles.

Vão precisar de:
Barro (cerca de 110 gramas);
Agulha de tricô de 25 cm de comprimento e 6mm de diâmetro;
Feltro;
Cola para trabalhos manuais;
Cola em spray (ou laca para cabelos)
Régua;
Tesoura (ou x-acto sob supervisão)
Jornal/Feltro/Tecidos ou outros (vale tudo com imaginação)
Papel de Alumínio
Cartolina
Estrela para o topo da árvore (podem recortá-la também com os jornais ou tecidos)

Para fazer a base:
Com o barro moldem uma base com o formato de meia laranja, que servirá de pé à árvore.
Passem a agulha de tricô pelo centro da base até que perfure até ao fundo e retire a agulha cuidadosamente, mantendo o buraco feito. Aqui assuma o comando: embrulhe a base com papel alumínio e coloque-a no forno a 275ºC durante 15/20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Depois de fria, retire o papel alumínio e passe a agulha de tricô, colando-a para a fixar. Colem um pedaço de feltro na parte inferior da base, que os miúdos recortaram entretanto, de forma a esconder o furo da agulha e a evitar riscar a superfície onde assenta.

Para fazer a árvore:
Com a tesoura e a régua cortem 2 quadrados de cartolina de 15cm x 15cm e 50 folhas de jornal (ou tecido, feltro, etc.) em quadrados com as seguintes dimensões:

2,5cm x 2,5cm
3,8cm x 3,8cm
5cm x 5cm
6,5cm x 6,5cm
7,5cm x 7,5cm
9,0cm x 9,0cm
10cm x 10cm
11,5cm x 11,5 cm
13cm x 13cm
14cm x 14cm
15cm x 15cm

Coloquem os quadrados de cartolina na agulha de tricô perfurando-os no centro, para que sirvam de suporte ao peso dos quadrados de jornal. Encontrem o centro dos quadrados de jornal dobrando-os em quatro, e coloquem-nos por ordem decrescente de tamanho e em direcções diferentes, para que as arestas fiquem intercaladas com os cantos dos quadrados.
Depois de colocados os últimos quadrados, aplique a cola em spray ou a laca. Pode ainda decorar com sprays de brilho ou de neve, por exemplo.
Por fim, é só colar o enfeite que escolheram para o topo da árvore.

Mãos à obra e feliz Natal!

1 comentário:

  1. Também já tinha andado a pesquisar coisas engraçadas para fazer com o meu pequenote e deixo uma pequena sugestão/pergunta: será poderemos utilizar um ou dois paus de espetada para poupar as agulhas de tricô, que ainda me fazem falta :) Feliz Natal para todos.

    ResponderEliminar

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.