quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Lenda de São Martinho

Era uma vez um cavaleiro romano chamado Martinho, valente soldado, que regressava, montado a cavalo, de Itália para França, onde vivia.

Quando estava a atravessar uma serra muita alta, chamada Alpes, onde fazia muito frio e o vento soprava muito forte, encontrou na beira do caminho um mendigo. Tiritando de frio, com poucas roupas e todas rotas, o mendigo pedia esmola para comer.

Martinho, que era bom e generoso, ficou muito triste por ver aquele pobre, mas infelizmente não levava nem dinheiro nem comida que lhe pudesse dar.

Ele não tinha frio ao contrário do mendigo. Então lembrou-se da sua comprida capa vermelha de soldado romano. Pegou na sua espada, rasgou-a em duas de um só golpe e ofereceu metade da capa ao pedinte.

No instante em que o mendigo se enroscou no novo agasalho, deixou de chuviscar, as nuvens afastaram-se e no meio delas o Sol brilhou como se fosse Verão.

É por isso que se chama Verão de São Martinho aos dias mais quentes e solarengos que aparecem nesta altura.

1 comentário:

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.